Primeira Página

Porquê a Culturalia?

A Culturalia é uma agência de viagens e turismo diferente.

Elaboramos a nossa oferta a pensar no viajante do século XXI, que busca construir experiências e emoções e mergulhar na autenticidade de uma nova cultura que pretende descobrir e viver através da integração. Trata-se um turista mais exigente, que busca uma maior diferenciação e qualidade dos serviços que correspondam às suas expetativas elevadas. Os turistas hoje viajam para descobrir a identidade cultural de uma cidade e de um país. Viajam para viver e sentir e não apenas para registar imagens numa câmara fotográfica.

Surge assim uma nova necessidade para os profissionais do turismo: criar uma oferta turística de qualidade, baseada na descoberta de locais pouco explorados, ou explorados de uma perspetiva diferente, mais genuína. Os profissionais do turismo devem agora proporcionar experiências memoráveis, criar emoções que resultem desta fusão entre o viajante e as suas gentes, contactando de uma forma mais genuína com as tradições, usos e costumes de um determinado local.

Pela nossa experiência, os visitantes de Portugal preferem o encontro genuíno com os locais visitados, adoram a interação com os locais, gostam da sensação de descoberta, de sentir que são os primeiros a “descobrir” um local. Essa sensação e essa interação é muito mais forte e completa nas pequenas cidades e aldeias.

O turista quer sentir-se especial e colecionar experiências, emoções e memórias únicas, que apenas aquele local e aquele momento proporcionam, aproveitando ao máximo as oportunidades de interagir com as populações locais. Falando, experimentando, percorrendo o ambiente, visitando lugares lotados por moradores locais, ouvindo suas histórias, comer os mesmos alimentos (típicos) que eles, aprender sua língua ou seu artesanato (tecelagem, artesanato), vestir-se de forma diferente (como eles) ou participar nas festividades (canto, dança); assim são introduzidos na cultura do outro.

A nossa missão:

Regiões menos conhecidas, hotéis diferentes, o regresso à simplicidade e à genuinidade. Este é o novo conceito de luxo.

Na Culturalia acreditamos no turismo (verdadeiramente) sustentável, um turismo de qualidade que beneficie não só os visitantes, mas também os habitantes locais, porque todos têm a ganhar com este encontro. Apoiamos as empresas locais ligadas ao turismo, restaurantes familiares, pequenas lojas de artesanato e produtos gastronómicos locais, hotéis fora das grandes cadeias.

Acreditamos que o verdadeiro luxo em viagem é poder experienciar e mergulhar na cultura local e na Culturalia fazemos com que isso aconteça, permitindo aos nossos visitantes uma excelente experiência de viagem.

Criamos percursos alternativos aos percursos turísticos tradicionais: evitamos a massificação do turismo e os locais demasiado “povoados”. O nosso objetivo é dar a conhecer o nosso país de uma forma genuína, escolhemos os destinos menos percorridos em torno de experiências autênticas nestes locais e a elaboração de uma "história"/temática que servirá de fio condutor ao percurso. Não ficam obviamente de parte os destinos portugueses mais tradicionais mas sempre com uma marca diferenciadora.

Queremos mostrar o que de melhor existe em Portugal, a sua História, património cultural e artístico, artes e ofícios tradicionais, as nossas lendas e histórias, as nossas paisagens naturais, a nossa gastronomia e claro o contacto com os nossos habitantes, pessoas de coração aberto e generoso.  Selecionamos as melhores e mais autênticas experiências de modo a proporcionar aos nossos visitantes uma verdadeira e completa imersão cultural.

Desenhamos os melhores percursos em função da época do ano (para o visitante ter acesso aos melhores eventos regionais, festas e feiras tradicionais, visitar cada região na época em que ela está mais ativa/dinâmica).

Os programas Culturalia

Tours de meio-dia: em meio urbano com temáticas culturais, são percursos a pé feitos nas principais cidades dos país, acompanhados de guias especializados que proporcionam conhecimentos e experiências interativas.

Tours de um dia inteiro: a partir das grandes cidades de Lisboa, Porto ou Algarve são percursos realizados em transporte motorizado (carro particular, carrinha ou autocarro, dependendo do número de participantes). Permitem conhecer locais menos explorados localizados nos arredores das cidades de partida. Permitem mergulhar no Portugal interior e pitoresco e conhecer as suas gentes e tradições.

Circuitos descoberta: com ponto de partida em Lisboa ou Porto, são percursos realizados em transporte motorizado (carro particular, carrinha ou autocarro, dependendo do número de participantes). Permitem a realização de um percurso de descoberta de Portugal completo, obedecendo a uma temática específica, ou a realização de descoberta regional.

Férias com cultura: fazemos parcerias com unidades de alojamento de qualidade que permitem a realização de atividades culturais típicas de descoberta do meio envolvente e da região onde se inserem. Os alojamentos são selecionados pela Culturalia e oferecem qualidade, experiências culturais e repouso.

Experiências: selecionamos as melhores e mais autênticas experiências em cada região (em alguns casos proporcionamos também o transporte a partir de cidades a anunciar) de modo a permitir viver o que de melhor Portugal tem a oferecer em termos de experiências sociais ou culturais – festas e atividades tradicionais, gastronomia, usos e costumes.

Júnior: elaboramos programas com os mais jovens com toda a qualidade Culturalia, férias júnior ou viagens escolares.

Os nossos valores:

Na elaboração dos nossos programas regemo-nos pelos seguintes princípios:

- a autenticidade

- a diversidade

- a experimentação

- a interação

A CARREGAR DESTAQUES...